Maria Clara Salgado
Gestora Executiva
O prêmio isabel salgado
impulsiona e traz visibilidade
a projetos sociais, desejando
assim, inspirar e incentivar
um maior envolvimento de
atletas e ex-atletas
na transformação social.
Conhecida pelo seu protagonismo além das quadras, sempre buscou aproximar o voleibol de causas sociais relevantes. Mais do que brilhar nos jogos, Isabel disseminava a importância do esportista como agente de transformação através de sua força e liderança.
Para honrar este legado, o Prêmio Isabel Salgado surge como uma iniciativa que premiará projetos de atletas, ex-atletas e empreendedores sociais que promovam transformações sociais através do esporte. Além disso, o Prêmio também realizará a capacitação e apoiará, através de um investimento semente, aqueles que desejam tirar iniciativas sociais do papel. O Banco do Brasil, fã e apoiador do esporte brasileiro há 33 anos, patrocina o projeto, que tem o Instituto da Criança como gestor social e operacional e apoio da CBV – Confederação Brasileira de Voleibol. Com abrangência nacional, o prêmio é independente, plural e diverso.
“Nesses mais de 20 anos jogando, assisti inúmeras premiações serem dadas pela performance de atletas, o que é muito natural se tratando de esporte. Sentia falta de um prêmio que valorizasse também o extra quadra. Que reconhecesse o impacto social e a força de transformação que um atleta pode ter, e que assim, inspirasse um maior envolvimento na classe. Desejamos que o esporte possa ser cada vez mais legitimado como um meio para promover a inclusão, igualdade e a transformação social. Além do poder que ele possui, temos a visibilidade e a capacidade de influenciar a sociedade, nos tornando protagonistas dessa mudança, assim como fez a minha mãe, que sempre acreditou no potencial do esporte como agente transformador, capaz de mudar vidas. Ela foi um exemplo de como a paixão e o compromisso podem gerar um impacto significativo na sociedade, foi uma defensora incansável da igualdade e da justiça social. Eu e meus irmãos queremos que este prêmio incentive outros atletas a utilizarem seu tempo e sua experiência para criarem mudanças positivas nas vidas de crianças e jovens.”
Maria Clara Salgado, filha de Isabel e ex-jogadora de vôlei
Com a ideia do prêmio em mãos, era importante encontrar parceiros que estivessem alinhados com esses mesmos ideais. Foi assim que apareceram em cena tanto o Banco do Brasil quanto o Instituto da Criança, gestor do projeto.
“Ter o Banco do Brasil como patrocinador, o Instituto da Criança como gestor operacional e a chancela e apoio da Confederação Brasileira de Vôlei no Prêmio Isabel Salgado é a estrutura necessária para tirar esse sonho do papel. Todas as partes compartilham de nossos valores e do compromisso com a responsabilidade social. O Banco do Brasil tem um histórico de apoio a iniciativas que promovem a inclusão e o desenvolvimento social, enquanto o Instituto da Criança, além de ter seu trabalho reconhecido em prol de pessoas em vulnerabilidade, atua como gestor social, operacional e financeiro desse projeto. Contar também com a CBV, que reconhece a importância desse projeto para o esporte e para a sociedade, reafirmando a trajetória da minha mãe como atleta exemplar e cidadã comprometida, reforça a relevância dessa iniciativa. Essas parcerias fortalecem nossa capacidade de modificar vidas e comunidades através do esporte, honrando o legado de minha mãe de maneira significativa”, afirma Maria Clara.
Pedro Werneck, cofundador e presidente do Instituto da Criança, afirma que o Prêmio Isabel Salgado é uma celebração da trajetória campeã de Isabel, além de um convite a outros atletas ou ex-atletas para usarem seus conhecimentos como instrumento de transformação social:
“Isabel compartilhava propósitos semelhantes aos nossos, no sentido de buscar soluções para melhorar vidas. Além disso, o prêmio dará visibilidade a atletas e ex-atletas que seguem como empreendedores sociais. Por tudo isso, é um projeto que nos encanta, sobretudo, porque reúne, em sua essência, valores que buscamos concretizar todos os dias”
Pedro Werneck, cofundador e presidente do Instituto da Criança
Atletas, ex-atletas e empreendedores sociais poderão submeter seus projetos, em âmbito nacional, a processo público de seleção que identificará propostas que dialoguem inicialmente com o voleibol. Além disso, pessoas que desejam tirar projetos sociais que tenham o voleibol entre suas atividades, também poderão se inscrever no Edital.
Ele será dividido em 3 categorias:
Categoria Aurora, para atletas e ex-atletas com projetos sociais ativos; Raízes, para empreendedores sociais com projetos sociais ativos; e Semente, para pessoas que desejam iniciar um projeto social. O prêmio deseja incluir outras modalidades esportivas a partir das próximas edições.
Para ler o regulamento completo e se inscrever, clique no botão abaixo!
A premiação, que terá edições anuais, irá contemplar cada categoria com prêmios específicos. Para a categoria Aurora, os projetos premiados receberão um aporte financeiro, o troféu e o brasão Isabel Salgado, homenagem que significa que este atleta ou ex-atleta é engajado socialmente; A categoria Raízes receberá um aporte financeiro e o troféu; Já os premiados da categoria Semente receberão uma capacitação em Gestão de Projetos Sociais e, ainda, poderão receber um aporte financeiro semente.
Maria Isabel Salgado, mais conhecida como Isabel do Vôlei, é uma das atletas mais marcantes da história do esporte brasileiro. Isabel é lembrada não apenas por suas habilidades excepcionais no vôlei, mas também por seu impacto positivo na sociedade.