“
Das maiores ondas de Ipanema,
ela é a mais alta e perfeita.
Das rajadas de vento sudoeste,
a mais forte.
Dos dias ensolarados do verão,
o mais luminoso.”
Pedro Bial
Isabel Salgado
Maria Isabel Salgado, a Isabel do Vôlei, foi uma das atletas mais expressivas da história do Brasil. Conhecida pelo seu protagonismo além das quadras, sempre buscou aproximar o voleibol de causas sociais relevantes. Mais do que brilhar nos jogos, Isabel disseminava a importância do esportista como agente de transformação através de sua força e liderança.
1973
Seleção Brasileira Juvenil
Foi convocada para a Seleção Brasileira Juvenil, já titular na equipe do Flamengo, quando tal clube conquistou a terceira colocação Campeonato Brasileiro de Voleibol.
1979
Jogos Pan-Americanos
No time do Brasil, foi bronze nos Jogos Pan-Americanos.
1980
Olimpíadas de Moscou
Estreia da participação da seleção brasileira feminina nos jogos, que ainda dava seus primeiros passos na profissionalização.
No exterior
Depois das Olimpíadas, foi jogar no Modena, da Itália. Tinha 20 anos recém-completados e a primeira filha no colo, Pilar, que nascera dois anos antes.
1982
Amistoso no Ibirapuera
No jogo contra o Japão, com mais de 20 mil pessoas na arquibancada, o público estava sendo hostil com as nipônicas, que venciam o jogo. Isabel, então com 22 anos, pediu o microfone oficial do evento e fez um discurso forte, dizendo que se os torcedores não parassem de xingar as asiáticas, não teria mais jogo. A partida seguiu, o Brasil foi derrotado, mas o público se comportou.
A Musa do Esporte
Foi capa de VEJA como “A musa do esporte”.
1984
Olimpíadas de Los Angeles
O vôlei feminino brasileiro dava seus primeiros sinais de grandeza nos Jogos Olímpicos. O time de Isabel, Vera Mossa e Jacqueline quase surpreendeu as donas da casa. Os Estados Unidos suaram para vencer por 3-2, de virada, um confronto tido como fácil. Para o Brasil, aquela partida na Olimpíada de Los Angeles, em 1984, mostrou que apesar do resultado adverso o time era grande. E o mundo do vôlei reconheceu isso.
1992
Na praia
Já veterana, migrou para a praia, onde jogou com a amiga de infância Jaqueline.
2020
Esporte pela Democracia
Ao lado de figuras do esporte como Walter Casagrande, Joanna Maranhão, Fabi Alvim, Ana Moser e Raí, fundou o movimento Esporte pela Democracia.